UMA COMPLEMENTAÇÃO

NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 1. O QUE É? 

O Projeto Cultural "IMERSÃO EM JAZZ - UMA COMPLEMENTAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" está formatado em três dias de aulas teóricas e práticas com grandes nomes da dança Jazz no Brasil, com conteúdos diferenciados entre si, porém complementares no processo de ensino da dança Jazz.

Uma importante fonte de conhecimento e uma ferramenta valiosa para professores de Jazz, já que propõe uma imersão dentro da linguagem de Jazz Dance, trazendo à tona informações pertinentes ao ensino da modalidade, além de outras abordagens relevantes no processo de formação do bailarino dentro da escola de dança, no qual o professor é parte responsável.

O IMERSÃO EM JAZZ SERÁ TOTALMENTE GRATUITO AOS PARTICIPANTES.

Projeto apoiado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14.017/2020. Projeto aprovado nº 37/2020.

 2. QUANDO E ONDE? 

As aulas acontecerão nos dias 19 (sexta), 20 (sábado) e 21 (domingo) de fevereiro de 2021, na escola de dança Experimental de Dança de Ubatuba, que fica na Av. Iperoig, 166 - 1º andar, em Ubatuba - SP.

Todos os protocolos sanitários e de segurança serão adotados nas aulas presenciais para evitar aglomerações a disseminação do novo Coronavírus.

 3. QUEM PODE PARTICIPAR? 

São 32 vagas a serem preenchidas por professores de jazz, bailarinos ou aspirantes, sendo que destes, 12 pessoas poderão fazer a Imersão de forma presencial (em função dos protocolos de segurança para conter a disseminação do novo coronavírus) e 20 pessoas farão de forma online, simultaneamente, por meio do aplicativo Zoom.

 

Para concorrer a uma vaga, o candidato precisará obrigatoriamente preencher o formulário de inscrição respondendo a questões relevantes para o processo de seleção, mostrando o interesse no curso e um resumo da sua formação.

 

Os formulários passarão por uma triagem e serão analisados pelos professores participantes da Imersão, que decidirão quais candidatos mais se encaixam no perfil das vagas, de acordo com os requisitos propostos.

Das 32 vagas, 20% será preferencialmente destinado a candidatos do município de Ubatuba (seis vagas). Caso não haja demanda, essa porcentagem será absorvida por candidatos de outras cidades.

 4. CRONOGRAMA 

24/jan

domingo

Prazo limite para realizar a inscrição para o IMERSÃO, por meio do preenchimento do formulário.

27/jan

quarta-feira

Divulgação (neste site) do resultado da seleção, com os nomes dos candidatos escolhidos para

as 32 vagas da Imersão.

1/fev

segunda-feira

Prazo final para os candidatos selecionados realizarem a confirmação da participação. 

3/fev

quarta-feira

Divulgação dos suplentes, caso algum candidato selecionado não tenha confirmado a sua participação até o dia 1/2.

4/fev

quinta-feira

Prazo final para o(s) suplente(s) selecionado(s) realizar(em) a confirmação da participação

5/fev

sexta-feira

Divulgação da listagem final e oficial dos participantes da Imersão Jazz

19/fev

sexta-feira

1º dia de aula

20/fev

sábado

2º dia de aula

21/fev

domingo

3º e último dia de aula

 5. EQUIPE E AULAS 

IMG_6965_edited.jpg

BRISA DIAMANTE

Introdução e aplicação da MEJ (Metodologia Experimental de Jazz Dance)

Aulas Teórica e Prática Presenciais

Diretora, coreógrafa e bailarina. Diretora artística da Experimental de Dança de Ubatuba desde a sua fundação em 2015. É coach de jazz e criadora da Metodologia Experimental de Jazz Dance (MEJ).  É pós-graduada em Dança e Consciência Corporal, pela Universidade Estácio, de São Paulo. Na Experimental de Dança também coordena toda o jazz e é coreógrafa dos grupos juvenil e sênior, os quais acumulam grandes premiações, como no Festival de Dança de Joinville, Prêmio Desterro, Festidança, Promodança e Festival Internacional de Dança de Ubatuba, sendo premiada como melhor grupo e melhor coreografia.. É bailarina profissional com  DRT formada em Jazz Dance pela Academia Cristina Cará, de São José dos Campos, onde atuou como professora e assistente. Como bailarina, participou de importantes festivais: Festidança, Passo de Arte, ENDA, Festival de Dança de Joinville, YAGP - Youth America Grand Prix, em New York (USA), entre outros. Em 2019, foi bolsista para aulas na Broadway Dance Center, New York (USA), selecionada pelo Congresso Internacional de Jazz Dance, que tem a direção de Erika Novachi e Marcela Benvegnu. Ganhou o prêmio de melhor coreógrafa do Festidança 2019. É constantemente convidada para ministrar oficinas e workshops de jazz dance pelo Brasil.

 

@brisadiamante

Marcela Benvegnu

MARCELA BENVEGNU

Panorama da História do Jazz Dance

Aula Teórica Online

Jornalista, pesquisadora de dança e gestora. Master em Mídia, Comunicação e Negócios pela University of California e foi bolsista do programa de mentoria executiva da Harvard Business School. É mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica e pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia. É professora do curso de pós-graduação Lato Sensu em Dança e Consciência Corporal na Universidade Estácio de Sá e Universidade de São Caetano do Sul. É codiretora do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil desde 2009. Dirige a MB - Gestão de Imagem e Comunicação para a Dança e é bolsista do curso de pós graduação do Business Behavior Institute of Chicago, em Negócios com Foco em Competências Comportamentais. Foi coordenadora de Educativo e Comunicação e de Registro e Memória da Dança da São Paulo Companhia de Dança por oito anos. Atua como jurada, palestrante, crítica e jornalista convidada em eventos no Brasil e exterior. Foi diretora executiva/artística da Bloch Brasil (2019/2020).

 

@mabenvegnu

Mariana%20Nogueira%20(5)_edited.jpg

MARIANA NOGUEIRA

Técnica Clássica nas aulas de Jazz

Aula Teórica-Prática Presencial

Bailarina profissional, coach e assistente de coreografia de importantes musicais. Seu mais recente trabalho foi como dance captain em “Annie - O Musical”, no qual também atuou como atriz e bailarina. Ainda no teatro musical foi coreógrafa residente de “MPB - Musical Popular Brasileiro” e diretora residente no “Conserto para dois”, com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello. Atualmente estuda canto com Ronnie Kneblewski. Formou-se em balé clássico e jazz dance pela Academia Cristina Cará. Entre seus mestres figuram nomes como Rosemary Sanz, Márcio Rongetti, Ricardo Scheir, Aracy de Almeida, José Ricardo Tomaselli, Eduardo Bonnis, Jorge Peña, Mirian Druwe, Andréa Pivatto, Armando Aurich, Eduardo Menezes, Liliane de Grammont, Roseli Rodrigues, Edy Wilson, entre outros. Como bailarina integrou a Companhia de Dança de São José dos Campos e como professora já ministrou aulas de balé clássico, jazz dance e dança contemporânea em importantes escolas como Promenade, Ballet Paula Castro, Anacã, Tentáculo, entre outras. Trabalhou no Ballet da dupla Sandy e Júnior, na turnê Nossa História, dando assistência para a coreógrafa Katia Barros. 

@marinogueira_2708

Aninha%20(2)_edited.jpg

ANA PAULA VILLAR

Musicalidade no ensino da dança

Aula Teórica Presencial

Começou seus estudos em Brasília, na Escola de Teatro Musical de Brasília (ETMB), tendo entre seus mestres Karol Castro e a maestrina Michelle Fiuza. Ainda em Brasília, estudou canto com Alírio Netto e integrou a Companhia de Teatro Musical de Brasília, com a montagem original de Entre Sonhos e Sonhos. Estreou nos palcos paulistas na montagem brasileira de Urinal, O Musical, como swing e em seguida, integrou o ensemble da remontagem de My Fair Lady em 2016, tendo como diretores Jorge Takla e Tania Nardini. Também atuou no premiado espetáculo original “Cargas D’Água – Um Musical de Bolso”, no qual também assina as composições originais, ao lado de Vitor Rocha. Ministra aulas de técnica vocal na Motivo Live Inspirations e é Vocal Coach associada de Rafael Villar com quem desenvolve diversas pesquisas para o melhor desenvolvimento da saúde e qualidade vocal no Professional Voice Institute, juntamente com Dr. Reinaldo Yasaki e Dra. Adriana Bezerra.

@aninhavillar

photo4902531523312462131_edited.jpg

FERNANDA TERRA

Consciência corporal para professores de Jazz

Aula Teórica Presencial

Graduada em Educação Física pela USP (Universidade de São Paulo), e em PILATES pelo CGPA Pilates®, referência nacional como estúdio e centro de certificação. sendo reconhecida pelo PMA (Pilates Method Alliance), entidade responsável por estabelecer as diretrizes da certificação National Pilates Certification Program (NPCP) e por ditar as normas profissionais da área. Participou do Curso de Alongamento Consciente com Inelia Garcia. É proprietária do Fernanda Terra Estúdio de Pilates, em Ubatuba/SP. Na dança, formou-se em Ballet Clássico pela Escola Silvia Koesling, em São Paulo. Dançou Jazz e Contemporâneo na Watt's Cia de Dança, na Steps Cia de Dança e no Pavilhão D, em São Paulo, participando de festivais como solista. Participou do Coaching MEJ - Metodologia Experimental de Jazz Dance com Brisa Diamante em 2019. Participou do Congresso Internacional de Jazz Dance, com a direção de Erika Novachi e Marcela Banvegnu em 2018, com aulas de renomados professores de Jazz nacionais e internacionais. É professora e coreógrafa de Jazz  Dance na Experimental de Dança de Ubatuba desde 2017.

@terra.fe

WhatsApp%20Image%202021-01-11%20at%2015.

GABRIEL MALO

Interpretação Cênica para bailarinos

Aula Teórica-Prática Presencial

Coreógrafo, bailarino e ator. Formado em Teatro pelo INDAC Escola de Atores e em Dança pela Gisele Bellot Escola de Dança. Seus créditos como coreógrafo incluem: “Chaves, Um tributo Musical", "Urinal O Musical", "Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812", entre outros. Atuou também na Direção de Movimentos e Residente em produções como "Senhor das Moscas", “Bento Batuca" e “2 Filhos de Francisco”. Como ator e bailarino, trabalhou nos espetáculos musicais: "A Chorus Line", "Wicked", "Hairspray", "West Side Story", 'Nas Alturas", "Lembro Todo Dia de Você". Foi integrante da companhia de dança contemporânea Steps Repertory Ensemble (Nova York - USA) por dois anos. Participou do Reality/Documentário “Dançando na Broadway”, programa de TV exibido pelo canal Multishow. Fez assistência para a coreógrafa Katia Barros na turnê Nossa História de Sandy e Júnior, além de direção artística do show “Submersa” da cantora Miranda Kassin e colaboração  coreográfica em “Só” , clipe de Adriana Calcanhoto.

@gabrielmalo

Katia%20Barros%20(1)_edited.jpg

KÁTIA BARROS

Concepção Coreográfica e Jazz Musical

Aulas Teórica e Prática Presenciais

Coreógrafa, diretora, atriz e bailarina. Formada pela Escola de Teatro Célia Helena e em dança pelas mãos de Roseli Rodrigues e Marcio Rongetti. Foi contemplada com os prêmios Imprensa Digital 2017, Broadway Word Brasil e Reverência 2018 pela coreografia do Musical "Cantando na Chuva", dirigido e criado no Brasil por Fred Hanson, Recebeu o Prêmio Bibi Ferreira de melhor coreografia com "O Homem de La Mancha" e "Annie o Musical", dirigidos por Miguel Falabella. Coreografou "Sunset Boulevard" (2019) e "O Médico e o Monstro"  dirigidos por Fred Hanson, além de "A Madrinha Embriagada", direção de Miguel Falabella. Dirigiu a remontagem de "Chaplin" (2018) da Raia Produções. Assina a co-direção e coreografia do espetáculo "Conserto para dois" com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello. No segmento de shows, fez a direção de movimento e coreografia do DVD "Meu lugar" da cantora Anitta. Foi coreógrafa da turnê "Nossa História" de Sandy & Júnior e do Programa Dancing Brasil, temporada 5 de 2019 da Record. Como intérprete, esteve nas grandes montagens dos musicais da Broadway no Brasil, como "Cabaret", "Miss Saigon", "Chicago", "Sweet Charity", "A Bela e a Fera", "Vitor ou Vitória".É jurada nos maiores festivais de dança do país, entre eles o Festival de Dança de Joinville. Ministra cursos em importantes eventos de dança, como o Congresso Internacional de Jazz Dance, que tem a direção de Erika Novachi e Marcela Benvegnu.

@barros_katia_

 8. INFORMAÇÕES IMPORTANTES 

a) Os alunos selecionados para as vagas presenciais da IMERSÃO EM JAZZ deverão arcar com todas as despesas que implicam a sua participação, como por exemplo: estadia, transporte, alimentação, entre outros.

 

b) Os alunos selecionados para as aulas online serão responsáveis pelo equipamento, acesso à internet e aplicativo ZOOM instalado, itens necessários para o acompanhamento das aulas. Os links para o acesso às aulas online são de uso pessoal e intransferível, sendo inadmissível o compartilhamento do mesmo.

 

c) Só será validada a conclusão da IMERSÃO EM JAZZ e entregue o certificado digital ao aluno se o mesmo participar de todas as aulas propostas, completando a carga horária. Por isso, caso o interessado pela vaga não possa participar de algum dia das aulas, pedimos que não realize a inscrição.

 

d) A equipe do IMERSÃO EM JAZZ se dá o direito de a qualquer tempo cancelar a participação de algum candidato selecionado, por motivo que for considerado relevante e comprometedor para a realização do evento.

e) Os candidatos que não preencherem por completo o formulário terão a inscrição automaticamente cancelada.

f) As vagas são pessoais e intransferíveis. Após o anúncio da seleção, os candidatos deverão confirmar a participação conforme as instruções.

g) Nos termos da legislação sobre direitos autorais, será proibida a gravação, cópia ou reprodução total ou parcial do conteúdo das aulas online e presenciais, por qualquer forma ou meio. O uso de todo o conteúdo das aulas é individual, pessoal e intransferível.

 

h) Candidatos selecionados que tenham 16 ou 17 anos de idade precisarão da autorização de um responsável legal maior de idade para participar do evento.

i) O participante selecionado para o IMERSÃO EM JAZZ online ou presencial cede o direito de uso da sua imagem e da sua voz a título gratuito, na sua integralidade, para que sejam usadas para fins de uso comercial, publicidade, jornalístico, editorial, didático relacionados ao evento e outros que existam ou venham a existir no futuro, para veiculação e distribuição em território nacional e internacional, por prazo indeterminado.

j) Dúvidas ou informações sobre o IMERSÃO EM JAZZ deverão ser reportadas ao e-mail imersaoemjazz@gmail.com

 7. CONFIRMAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO 

Após o anúncio dos selecionados para as vagas do IMERSÃO EM JAZZ, será necessário que o candidato valide a sua participação.  Para isso, o candidato selecionado deverá enviar um e-mail para imersaoemjazz@gmail.com e confirmar a sua participação até o dia 1/2/2021, escrevendo no corpo do e-mail o seu nome completo e a confirmação de que irá participar do curso.

 

A ausência desse e-mail por parte do selecionado irá caracterizar como desistência, ficando a vaga disponível para um suplente.

 6. INSCRIÇÃO 

O IMERSÃO EM JAZZ é voltado para professores de Jazz ou aspirantes (bailarinos ou professores de outras linguagens de dança que desejam trabalhar profissionalmente com o Jazz Dance) que tenham, no mínimo, 16 anos de idade completos.

Os interessados deverão acessar e preencher por completo o formulário de inscrição que está acessível no rodapé desta página, clicando no botão QUERO ME INSCREVER, até o dia 24/1/2021. Depois de enviado, basta aguardar o resultado da seleção que sairá neste site no dia 27/1/2021. 

*Em caso de necessidade de mudança em algum horário ou aula, avisaremos previamente o aluno selecionado.

Av. Iperoig, 166 - 1º andar do Shopping Fluir

Centro - Ubatuba - SP    CEP 11680-000

experimentaldedanca@gmail.com

Tel.: (12) 3833-1440

WhatsApp: (12) 99798-1440